Ocio deportivo en jóvenes potencialmente vulnerables: beneficios percibidos y organización de la práctica
- Raúl Fraguela Vale 1
- Ángel De-Juanas Oliva 2
- Ricardo Franco Lima 3
-
1
Universidade da Coruña
info
-
2
Universidad Nacional de Educación a Distancia
info
-
3
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
info
ISSN: 1139-1723
Año de publicación: 2018
Número: 31
Páginas: 49-58
Tipo: Artículo
Otras publicaciones en: Pedagogía social: revista interuniversitaria
Resumen
A aquisição de hábitos de lazer na atividade física e desportiva é um dos objetivos da nossa sociedade para que os nossos jovens tenham uma saúde adequada e uma melhor quali-dade de vida. Por sua vez, a prática desportiva como lazer é reconhecida como uma ferramenta fundamental para desenvolver a socialização dos jovens potencialmente vulneráveis. Este estu-do pretende analizar a incidencia da vulnerabilidade nos hábitos de lazer desportivo dos jovens; na sua preferencia na realização das atividades físicas e desportivas de forma estruturada e livre; e, finalmente, na perceção sobre os beneficios que advém da prática desportiva. Para isso, realizou-se um desenho de investigação quantitativo em que se aplicou um questionário elaborado ad hoc a um total de 2694 estudantes espanhois de Educação Pós-obrigatória não universitária. Da totalidade dos participantes, 785 foram considerados como potenciais risco de vulnerabilidade. Os resultados revelam que existem diferenças entre os jovens potencialmen-te vulneráveis e não vulneráveis no que respeita à prática de atividades de lazer desportivo. Evidencia-se que os participantes de risco vulnerável manifestam hábitos de lazer desportivo menos átivo do que os não vulneráveis. Ainda, os jovens vulneráveis têm maior tendência para a prática de lazer desportivo, enquanto os não vulneráveis preferem realizar atividades desporti-vas de forma organizada. Da mesma forma, os jovens vulneráveis percebem menores beneficios da prática desportiva quando comparados aos não vulneráveis. Os resultados obtidos apresen-tam a necessidade de aplicar estratégias socioeducativas estruturadas para promover a prática de desporto como lazer entre os jovens mais vulneráveis.
Referencias bibliográficas
- Ahedo, R., & Macua, A. (2016). Características de las prácticas de ocio físico-deportivas significativas de los jóvenes españoles. Revista de Psicología del Deporte, 25(2), 67-72.
- Chalip, L., & Hutchinson, R. (2016). Reinventing youth sport: formative findings from a state-level action research pro¬ject. Sport in Society, Special Issue, 1-17. doi: https://doi. org/10.1080/17430437.2015.1124562
- Consejo Superior de Deportes (2010). Ideal democrático y bienestar personal. Encuesta sobre los hábitos deportivos en España 2010. Recuperado de http://www.csd.gob.es/csd/estaticos/dep-soc/encuesta-habitos-deportivos2010.pdf
- Cuenca, M. (2014). Aproximación al ocio valioso. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, 1, 21-41.
- Echezarreta, R. R., Ponce de León, A., & Sanz, E. (2010). El ocio físico-deportivo en adolescentes. La Rioja: Universidad de La Rioja.
- Fernández-García, A., Poza-Vilches, F., & Fiorucci, M. (2015). Análisis metateórico sobre el ocio de la juventud con pro¬blemas sociales. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 25, 119-141.
- Fraguela, R., Varela, L., & Sanz, E. (2016). Ocio deportivo, imagen corporal y satisfacción vital en jóvenes españoles. Revista de psicología del deporte, 25(2), 33-38.
- García-Castilla, F. J., De-Juanas, A., & López-Noguero, F. (2016). La práctica de ocio deportivo de los jóvenes en situa¬ción de vulnerabilidad. Revista de Psicología del deporte, 25(2), 27-32.
- Gómez, C., Puig, N., & Maza, G. (2009). Deporte e integración social. Guía de intervención educativa a través del de-porte. Barcelona: INDE.
- Gutiérrez del Pozo, D. (2011). Psicología, educación en valores y deporte. Revista de Psicología y Educación, 1(6), 199-210.
- Hellison, D. (2011). Teaching responsibility through physical activity. Champaing, IL: Human Kinetics.
- Lazcano-Quintana, I., & Caballo-Villar, B. (2016). Ocio deportivo juvenil: relación entre satisfacción e implicación organi¬zativa. Revista de Psicología del Deporte, 25(2), 9-14.
- López-Noguero, F., Sarrate Capdevila, M. L., & Lebrero Baena, M. P. (2016). El ocio de los jóvenes en situación de vul¬nerabilidad. Análisis discursivo. Revista Española de Pedagogía, 263, 127-145.
- Martínez, M. E. (2016). Deporte, integración y políticas sociales en contextos de vulneración. Madrid: Editorial Acadé¬mica Española.
- Melendro, M., García-Castilla, F. J., & Goig Martínez, R. (2016). El uso de las TIC y la formación de los jóvenes vulnera¬bles. Revista Española de Pedagogía, 263, 77-95
- Ministerio de Educación, Cultura y Deporte (2015). Anuario de estadísticas deportivas. Madrid: Consejo Superior de Deportes. Recuperado de http://www.consejo-colef.es/descargas/Anuario_ de_Estadisticas_Deportivas_2015.pdf
- Ministerio de Sanidad, Servicios Sociales e Igualdad (2014). Encuesta Nacional de Salud. España 2011/12. Salud mental y calidad de vida en la población infantil. Serie Informes monográficos nº 2. Madrid: Ministerio de Sanidad, Servi¬cios Sociales e Igualdad. Recuperado de https://www.msssi.gob.es/estadEstudios/estadisticas/encuestaNacional/ encuestaNac2011/informesMonograficos/Act_fis_desc_ocio.4.pdf
- OMS (2013). Physical activity promotion in socially disadvantaged groups: Principles for action. Denmark: WHO Re-gional Office for Europe. Recuperado de http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0006/193092/PHAN-bro¬chure_ENG.pdf?ua=1
- Olive, L. S., Byrne, D. G., Cunningham, R. B., & Telford, R. D. (2012). Effects of physical activity, fitness and fatness on children’s body image: The Australian LOOK longitudinal study. Mental Health and Physical Activity, 5, 116-124. doi: https://doi.org/10.1016/ j.mhpa.2012.08.004
- Pedisic, Z., Greblo, Z., Phongsavan, P., Milton, K., & Bauman, A. E. (2015). Are total, intensity- and domain-specific phy¬sical activity levels associated with life satisfaction among university students? Plos One, 10(2). doi: https://doi. org/10.1371/journal. pone.0118137
- Ramos, R., Ponce de León, A., & Sanz, E. (2010). El ocio físico-deportivo en adolescentes. La Rioja: Universidad de La Rioja.
- Ransdell, L. B., Vener, J. M., & Sell, K. (2004). International perspectives: the influence of gender on lifetime physical activity participation. The journal of the Royal Society for the Promotion of Health, 124(1), 12-14. doi: https://doi. org/10.1177/1466424003124 00105
- Sotomayor, P. L., Aquino, V. P., Jiménez, O. J., & Trejo, M. C. (2014). Actividad física y sedentarismo: Determinantes sociodemográficos, familiares y su impacto en la salud del adolescente. Revista de Salúd Publica, 16(2), 161-172. doi: https://doi.org/10.15446/ rsap.v16n2.33329
- Spaaij, R. (2009). Sport as a vehicle for social mobility and regulation of disadvantaged urban youth: Lessons from Rotter¬dam. International Review for the Sociology of Sport, 44 (2-3), 247-264. doi: https://doi.org/10.1177/1012690209338415
- UNICEF (2010). Los niños dejados atrás. Una tabla clasificatoria de la desigualdad respecto al bienestar infantil en las naciones ricas del mundo. Florencia: UNICEF (Innocenti Research Centre).
- Valdemoros, M. Á., Sanz, E., & Ponce de León, A. (2012). Educación informal y ocio juvenil. El influjo de los amigos en el abandono de la práctica físico-deportiva. Pedagogía Social, 20, 203-221.
- Valdemoros, M. Á., Sanz, E., & Ponce de León, A. (2017). Ocio digital y ambiente familiar en estudiantes de Educación Postobligatoria. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, 50(5), 99-108.
- Zullig, K. J., & White, R. J. (2011). Physical activity, life satisfaction, and self-rated health of middle school students. Applied Research in Quality of Life, 6, 277-289. doi: https://doi.org/10.1007/s11482-010-9129-z