La extensión pedagógica en Iberoamérica como modelo de acción políticalas misiones educativas laicas

  1. García Alonso, María
Revista:
Historia Caribe

ISSN: 0122-8803 2322-6889

Ano de publicación: 2021

Título do exemplar: Enero-Junio

Volume: 16

Número: 38

Tipo: Artigo

DOI: 10.15648/HC.38.2021.2819 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Outras publicacións en: Historia Caribe

Resumo

O artigo é uma reflexão sobre um tipo especial de extensão cultural e educacional que teve como núcleo de ação as escolas rurais: as missões pedagógicas ou culturais laicas, que se desenvolveram em diferentes lugares da América Latina e da Espanha, especialmente entre as décadas de 1930 e 1950. Embora em alguns momentos e países sua execução fosse compartilhada pelas universidades, foram desenvolvidos fundamentalmente por pessoas e instituições vinculadas ao ensino público não universitário, que sentiram a necessidade de amenizar a situação de abandono em que se encontrava o mundo rural.

Referencias bibliográficas

  • Calderón Mólgora, Marco A. Educación rural, experimentos sociales y Estado en México: 1910-1933. Zamora, Michoacán y México D.F.: El Colegio de Michoacán y Fideicomiso Teixidor, 2018.
  • Casona, Alejandro. Una misión pedagógico-social en Sanabria. Teatro estudiantil. Buenos Aires: Publicaciones del Patronato Hispano Argentino de Cultura, Colección Cuadernos de Cultura Española, 1941.
  • Civera Cereceda, Alicia. “La trayectoria de las Escuelas Normales Rurales: algunas huellas para estudiar”. http://snte.org.mx/seccion56/assets/218266543.pdf. (fecha de consulta: 2 de diciembre de 2018).
  • Cosío Villegas, Daniel. “La crisis de México”. Cuadernos Americanos nº 32 (1947): 29-51.
  • Díaz, Carlos Jilmar. El Pueblo: de sujeto dado a sujeto político por construir. El caso de la Campaña de Cultura Aldeana en Colombia (1934-1936). Bogotá: Fundación Francisca Radke, Universidad Pedagógica Nacional, 2005.
  • Fernández, María del Carmen y Ariel Alejandro Soto. “El teatro de títeres en la Escuela Serena. Rosario, Provincia de Santa Fe, Argentina (1935- 1950)”. History of Education in Latin America 1 (2018): 1-14.
  • Freire, Paulo. ¿Extensión o comunicación? La concientización en el medio rural. México, D.F.: Siglo XXI Editores, 1973.
  • Galván, Luz Elena. Los maestros y la educación pública en México. México D. F.: Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social, 1985.
  • García Alonso, María. “La emoción de la cultura. El uso político de la emoción como transformadora de espacios culturales”. Territorio e Cultura. Inclusao e exclusao nas dinamicas socioespaciais. Goiania y Manizales: Universidade Federal de Goias / Universidad de Caldas, 2008, 55-63.
  • García Alonso, María y Gabriel Scagliola . Misiones Socio-pedagógicas de Uruguay (1945-1971). Documentos para la memoria. Montevideo: Administración Nacional de Educación Pública-ANEP, 2012.
  • Heckt, Meike. “Educación intercultural liberadora para todos en Guatemala: una posibilidad para el futuro de una sociedad multilingüe y pluriétnica”. Textos Ak’Kutan nº 25. Cobán (Guatemala): Ak' Kutan, Centro Bartolomé de las Casas, 2003.
  • Hughes, Lloyd H. Las misiones culturales mexicanas y su programa. París: UNESCO, 1951.
  • Llopis, Rodolfo. “Pedagogía soviética. Hablando con Lunatcharski”. Boletín de la Institución Libre de Enseñanza, año LIV, nº 837 (1930): 18-24.
  • Lunacharski, Anatoli V. “La revolución y el arte”. Las artes plásticas y la política en la Rusia revolucionaria. Barcelona: Seix Barral, 1969.
  • Medina, Pablo. “Apuntes para una historia de las Misiones Pedagógicas en Argentina”. Cine educativo y científico en España, Argentina y Uruguay. Madrid: Ramón Areces, 2016, 76-88.
  • Menin, Ovide. “El ensayo de «escuela serena» realizado por las hermanas Cossettini en la República Argentina”. Revista da Faculdade de Educaçâo (São Paulo) 24: 1(1998): 160-176.
  • Muniz, Lilia. Homenaje al maestro Julio Castro en la sesión ordinaria de la Junta Departamental de Maldonado (Uruguay), el 29 de agosto de 1997. http://www.juntamaldonado.gub.uy/actastaq/1997/Ago2997.html#12.
  • Ortega y Gasset, José. La misión del bibliotecario. Madrid: Austral, 1935.
  • Otero Urtaza, Eugenio y María García Alonso . Las Misiones Pedagógicas, 1931-1936. Madrid: SECC, 2006.
  • Prieto, Mercedes. Liberalismo y temor: imaginando los sujetos indígenas en el Ecuador postcolonial, 1895-1950. Quito: FLACSO-Abya Yala, 2004.
  • Sierra, Augusto Santiago. Las misiones culturales (1923-1973). México D. F.: SepSetentas, 1973.
  • Tiana Ferrer, Alejandro. Las Misiones Pedagógicas. Educación popular en la Segunda República. Madrid: Los Libros de la Catarata, 2016.